Saturday, February 17, 2007

Quinta da Regaleira




Sintra é uma das vilas mais deslumbrantes de todo um país envolvido em histórias, mistérios e factos que, devido á ausência documental, continuarão a ser alvo de falta de veracidade.
Classificada como património mundial, pela UNESCO, Sintra é possuidora de um encanto quase que irreal, obra-prima da natureza e do Homem, que nos leva por tempos de outrora, como os de Carvalho Monteiro, mais conhecido por “Monteiro dos Milhões”.
Nascido no Rio de Janeiro em 1848, e filho de pais portugueses, regressou a Portugal anos depois onde se licenciou em Leis pela Universidade de Coimbra.
Possuidor de uma enorme fortuna, (e daí Monteiro dos Milhões), era um apaixonado por tudo aquilo que o fascinava, podendo tornar realidade tudo aquilo que, para muitos, seria um sonho.
Coleccionador e Bibliófilo, possuía uma das melhores bibliotecas particulares do país, na qual estava incluída a biblioteca Camoniana mais completa de sempre, hoje na biblioteca do Congresso de Washington.
Um dos “Sonhos” que tornou realidade foi a construção de um conjunto de edifícios, aos quais hoje atribuímos o nome de monumentos dada a sua beleza interior e exterior, que tiveram início em 1904, graças á ajuda do reputado Arquitecto Luigi Manini, A Quinta da Regaleira.
Da quinta faz parte o Palácio, claramente revelador de ideais nacionalistas e monárquicos, estilo manuelino, o “Zigurate”, ou torre da Regaleira, tendo atribuído o nome á quinta. Tinha como função a observação dos astros, o que simboliza a subida ao mundo celeste. Podemos também referir a capela da santíssima Trindade, com referências aos Templários, detentores do Santo Graal, e ao Poço iniciático, este sim, lugar de prova maçónica na quinta.
Os seus 9 patamares circulares, onde se desce ao abismo da terra ou se sobe em direcção ao céu, constitui parte de um percurso iniciático: Os 9 círculos do inferno, as 9 secções do purgatório e, os 9 céus do paraíso, tal como o génio de Dante consagrou na Divina Comédia.
Muito mais haveria para dizer sobre esta maravilhosa quinta, sendo este texto um resumo de um resumo muito resumido de toda a sua história.

No comments: